Ocupando uma área de aproximadamente 361km2, o concelho de Trancoso reparte-se por 22 freguesias e aproximadamente 70 povoações, o que denota o seu povoamento disperso.

Importantes elementos naturais, como a Serra do Pisco, que elevam as altitudes até cerca dos 985m de altitude e evidenciam o relevo acidentado, característico sobretudo do norte do território, misturam-se com o planalto no qual se localiza a cidade de Trancoso, ou os vales mais abertos das freguesias do sul do concelho, onde se fazem já notar algumas influências do vale do Mondego.

Com um clima de altitude, caracterizado por Verões quentes e Invernos rigorosos, com geadas frequentes, destaca-se um fenómeno meteorológico raro: o sincelo, que confere à paisagem uma rara beleza.

Com uma localização geográfica privilegiada na Beira Interior, o concelho de Trancoso localiza-se nas proximidades de variadíssimos pontos de interesse histórico-cultural e natural, como por exemplo o Parque Arqueológico do Vale do Côa, a Região Demarcada do Douro ou o Parque Natural da Serra da Estrela.

Partilha com a região onde de localiza, um vasto património natural, histórico e cultural, património esse que contribuiu também para que a cidade de Trancoso seja uma das Aldeias Históricas, onde a História se mantém viva e enaltece o passado glorioso de batalhas e conquistas. Assim, as lindíssimas paisagens naturais são enaltecidas pela riqueza do património edificado.

Mantém-se vivas, ainda que com traços de modernidade, antigas tradições comerciais como o mercado semanal, a secular feira de S. Bartolomeu, a feira anual de Stª Luzia ou a feira do Fumeiro.