O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é desenvolvido em co promoção com os 15 municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

Valorizar os artistas da região das Beiras e Serra da Estrela através da criação de um programa cultural em rede que promova a itinerância de espetáculos pelos 15 municípios, nas áreas da Música, Dança e Teatro, são alguns dos objetivos previstos.

Data Local
Guarda 20 de julho Centro Histórico
Sabugal 22 de julho Castelo
Fundão 11 de agosto Zona Antiga
Belmonte 14 de agosto Castelo
Covilhã 21 de setembro Centro Histórico
Data Local
Seia 2 de julho Largo da Câmara
Fornos de Algodres 14 de julho Largo do Pelourinho
Manteigas 20 de julho Largo Dr. Joao Isabel
Celorico da Beira 4 de agosto Praça do Santa Maria
Gouveia 8 de agosto Praça do Município

O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” tem como objetivo geral a constituição, lançamento e consolidação de uma rede territorial e institucional, com abrangência ao nível sub-regional, vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural. Numa primeira fase de implementação, a operação envolverá a implementação de um programa de animação de centros históricos e urbanos da sub-região Beiras e Serra da Estrela, num formato de Festival que contará com um conjunto de atividades programadas em rede.

Deste modo, a operação prevê a realização de:

  • Períodos de residências artísticas com artistas regionais e as companhias contratadas.
  • 15 Espetáculos Comunitários itinerantes – Festivais da Zona Antiga das Beiras e Serra da Estrela (realizados em coprodução entre artistas regionais e companhias nacionais) – a decorrer entre junho e setembro de cada ano de execução do projeto.
  • Rota de visitas guiadas encenadas (para demonstração da cultura e história do território de forma contemplativa e interativa) – a decorrer nos períodos de espetáculos e fins-de-semana de julho e agosto.

CONTACTOS

Morada: Largo do Paço do Biu, 3 6300-592 GUARDA

Coordenadas: 40.539664,-7.267577

Telefone: 271 205 350

Email: comunicacao@cimbse.pt