O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” é desenvolvido em co promoção com os 15 municípios pertencentes à Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE).

Valorizar os artistas da região das Beiras e Serra da Estrela através da criação de um programa cultural em rede que promova a itinerância de espetáculos pelos 15 municípios, nas áreas da Música, Dança e Teatro, são alguns dos objetivos previstos.

O projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” tem como objetivo geral a constituição, lançamento e consolidação de uma rede territorial e institucional, com abrangência ao nível sub-regional, vocacionada para a projeção e divulgação do território e da sua identidade, fortemente alicerçada na promoção da cultura e do turismo cultural. Numa primeira fase de implementação, a operação envolverá a implementação de um programa de animação de centros históricos e urbanos da sub-região Beiras e Serra da Estrela, num formato de Festival que contará com um conjunto de atividades programadas em rede.

Deste modo, a operação prevê a realização de:

  • Períodos de residências artísticas com artistas regionais e as companhias contratadas.
  • 15 Espetáculos Comunitários itinerantes – Festivais da Zona Antiga das Beiras e Serra da Estrela (realizados em coprodução entre artistas regionais e companhias nacionais) – a decorrer entre junho e setembro de cada ano de execução do projeto.
  • Rota de visitas guiadas encenadas (para demonstração da cultura e história do território de forma contemplativa e interativa) – a decorrer nos períodos de espetáculos e fins-de-semana de julho e agosto.

CONTACTOS

Morada: Largo do Paço do Biu, 3 6300-592 GUARDA

Coordenadas: 40.539664,-7.267577

Telefone: 271 205 350

Email: comunicacao@cimbse.pt