Ciência, inovação, cidadãos e território. São as palavras chave da iniciativa aBEIRAr, cuja segunda edição começa no próximo dia 19 de novembro, com apresentação pública em Caria (Concelho de Belmonte) e contará com a presença dos representantes dos 15 municípios e respetivos parceiros. Trata-se de um ciclo de eventos que decorrerá ao longo de quinze fins de semana, percorrendo todos os concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela.

“A experiência dos participantes será, por isso, única em cada um dos eventos.” refere António Miraldes, secretário executivo da Comunidade Intermunicipal das Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela. “Por exemplo, no dia 19 de novembro em Caria (concelho de Belmonte), evento que inaugura o ciclo, com o tema Turismo científico-religioso: uma fronteira por explorar?, pretendemos explorar a ideia de que as igrejas também podem ser espaços onde se fala sobre ciência. Como tal, a partir de uma viagem por diversas capelas da vila, os participantes irão ser guiados por uma narrativa com elementos de base religiosa e etnográfica, mas também estórias ligadas à investigação e a descobertas científicas.”

Por sua vez, na Covilhã (26 de novembro) o tema base será o chá, em Manteigas (3 de dezembro), o turismo e a conservação da natureza, e na Guarda (10 de dezembro), o azeite. E por aí fora, para os restantes onze concelhos.

Os eventos decorrem até 18 de março de 2023 e o cartaz com as datas e temas de cada evento poderá ser consultado no site da CIMBSE.

A iniciativa aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior, e tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

A primeira edição do aBEIRAr aconteceu em 2021, tendo percorrido os quinze concelhos da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – Água, Céu, Rocha. Em cada um dos eventos, os participantes eram guiados num passeio interpretado pelo território, através da partilha informal de estórias e experiências por cidadãos e por convidados ligados a áreas da ciência e da literatura.