Projeto de valorização do território das Beiras e Serra da Estrela que assenta na criação e edição de uma obra infantojuvenil, desdobrando-se em inúmeras atividades de promoção literária como oficinas de ilustração, horas do conto, sessões de apresentação, workshop de escrita criativa, roteiro-digital e vídeo-livro.

CIMBSE promove Festa do Livro entre 9 e 21 de outubro

A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), numa parceria com o escritor Pedro Seromenho, apresentam dia 9 de outubro, na Biblioteca Municipal de Seia, pelas 16h00 a obra A raposa Fabulosa.

Trata-se de uma obra infantil inspirada na Serra da Estrela, na sua mística, e nas personagens que a habitam e enriquecem como corvos, raposas e lobos.

Para além da edição da obra o projeto integra cerca de 45 atividades, de promoção do livro e da leitura, que se traduzirão em sessões com o escritor, oficinas de ilustração e horas do conto nas bibliotecas municipais do território.

Para enriquecer este trilho literário será também apresentado um mapa ilustrado que servirá de guia às sessões. Esta viagem, pela Serra Fabulosa acontecerá de 9 a 21 de outubro e terminará com a publicação de um vídeo inclusivo com a história do livro LGP-Língua Gestual Portuguesa.

A atividade simboliza, de certa forma, o regresso da magia dos livros e da leitura junto dos nossos alunos.

Esta iniciativa insere-se na candidatura do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIMBSE II enquadrado no aviso nº CENTRO-66-2020-84.

Lançamento do Livro a Raposa Fabulosa

Decorreu no dia 9 de outubro, na Biblioteca Municipal de Seia, o Lançamento do livro A Raposa Fabulosa.
A obra infantojuvenil inspirada na Serra da Estrela, na sua mística, e nas personagens que a habitam e enriquecem como corvos, raposas e lobos.
O evento, iniciou no Concelho de Seia, e contou com a presença do escritor Pedro Seromenho, do ilustrador Sebastião Peixoto e com a contadora de histórias Estefânia Surreira. Na cerimónia de apresentação marcaram também presença o Presidente da Câmara Municipal de Seia, Carlos Filipe Camelo e o Secretário Executivo da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), António Miraldes.
O projeto surge no âmbito do Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da CIM-BSE para a região e pretende incentivar e promover uma viagem única e memorável em redor do livro e da leitura pelos 15 concelhos das Beiras e Serra da Estrela, sempre em estreita concordância com a estratégia cultural da RIBBSE.
De 9 a 21 de outubro, cerca de 45 atividades, de promoção do livro e da leitura, com sessões com o escritor, oficinas de ilustração e horas do conto vão ter lugar em diferentes locais do território.