aBEIRAr

Parceria de Ciência Cidadã para a Valorização do Território

aBEIRAr é uma parceria de ciência cidadã que tem como missão potenciar o envolvimento e a participação cívica com a ciência, promover o diálogo entre cientistas e cidadãos/ãs e despertar o interesse da comunidade na construção de conhecimento e valorização do território.

aBEIRAr nasce do cruzar de objetivos comuns entre a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, o Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.

A primeira iniciativa de aBEIRAr irá percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – Água, Céu, Rocha – que acontecerão na Primavera, Verão e Outono, respetivamente.

aBEIRAr : parceria de e Ciência Cidadã para a Valorização do Território vai iniciar-se com o tema Água

São cinco passeios interpretativos em cinco concelhos distintos, cinco autores e cinco oportunidades de descobrir o nosso património natural.

  • Para mais informações consulte o cartaz individual de cada Município e faça a sua inscrição prévia (obrigatório).

aBEIRAr entra no 2º ciclo

Escritores e Cientistas irão percorrer o nosso território e, sob o desígnio do CÉU, proporcionarão aos participantes um olhar diferente do Cosmos.

Cinco sábados seguidos, sempre às 21h00, junte-se aos percursos interpretativos para a valorização do nosso património natural:

Belmonte, dia 3 de julho

Almeida, dia 10 de julho

Figueira de Castelo Rodrigo, dia 17 de julho

Fornos de Algodres, dia 24 de julho

Seia, dia 31 de julho

  • Para mais informações consulte o cartaz individual de cada Município e faça a sua inscrição prévia (obrigatório).