Apresentação pública do Projeto Abeirar | 8 de abril, às 11h00, Covão d’Ametade |


A Apresentação pública do Projeto Abeirar irá decorrer no dia 8 de abril pelas 11h00 no Covão d’Ametade.

Abeirar é uma parceria de ciência cidadã e valorização do território que envolve a Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela da CIMBSE, a Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo, a Estrela Geopark Mundial da UNESCO e a Universidade da Beira Interior.

 

Abeirar surge como uma forma de potenciar o envolvimento e participação social com a ciência, alavancar o diálogo entre cientistas e cidadãos, e despertar o interesse da comunidade na construção do conhecimento do território e suas gentes.

 

A primeira iniciativa de Abeirar irá percorrer os 15 concelhos da CIMBSE, numa sequência de três ciclos, cada um dedicado a um tema central para o território – Água, Céu, Rocha – e que acontecerão na Primavera, Verão e Outono, respetivamente.

 

É um convite à curiosidade, à exploração e à descoberta dos recursos do território das Beiras e Serra da Estrela. É um trilhar pelo território, no cruzamento entre a literatura e a ciência. É um apelo à participação conjunta de cidadãos/ãs, artistas e cientistas, pela construção de conhecimento e pela preservação, promoção e valorização do território.

 

Caminharemos em conjunto, inspirados por um livro e pelas estórias da terra, mas também pelas estórias da ciência, que transformarão cada um/a de nós em cidadãos/ãs cientistas, embaixadores do território para a monitorização da qualidade e características da água, do céu e da rocha. Promovendo o conhecimento e o envolvimento dos cidadãos por um bem comum, por um mesmo território.

 

 

Comissão Organizadora:

Rede Intermunicipal de Bibliotecas das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE)

Constituída em 2017, a RIBBSE é a rede de Bibliotecas Municipais que integra a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a que se juntaram a Biblioteca da Universidade da Beira Interior e o Instituto Politécnico da Guarda. “EM REDE NUNCA LEMOS SÓS” simboliza o objetivo principal desta Rede, que é criar sinergias entre todas as Bibliotecas, de forma a promover um conjunto de serviços e conteúdos, acessíveis a toda a comunidade desta região.

 

Plataforma de Ciência Aberta – Município de Figueira de Castelo Rodrigo (PCA-MFCR)

Inaugurada em 2017, a PCA-MFCR (www.plataforma.edu.pt) resulta de uma colaboração com a Universidade de Leiden – Países Baixos, com a missão de aproximar a ciência, a tecnologia e a inovação do quotidiano de comunidades locais, através de abordagens participadas de inovação social, ciência cidadã e escola aberta, e da colaboração estreita com parceiros locais e regionais, incluindo escolas, universidades, sociedade civil, indústria, empresas e decisores políticos.

 

Estrela Geopark Mundial da UNESCO

Classificado em 2020 pela UNESCO, devido ao relevante património geológico, à ocupação humana e à identidade da sua paisagem, o Estrela Geopark constitui um território de 9 municípios e mais de 120 locais de interesse geológico. Para além da preocupação com a valorização e a preservação do património geológico, tem como principal objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável, através de iniciativas assentes na ciência, na educação, no turismo e na comunicação.

 

Universidade da Beira Interior

O Instituto Politécnico da Covilhã nasceu em 1973, na cidade considerada a “Manchester portuguesa”, tendo sido convertido em Universidade da Beira Interior a 30 de abril de 1986. A UBI foi ampliando a sua área de abrangência científica, sendo, atualmente, uma das universidades nacionais em evidente expansão. Alcançou o estatuto de academia, recebendo alunos nacionais e internacionais de dezenas de nacionalidades, nomeadamente dos países lusófonos e da América Latina.