A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, entregou hoje 15 Unidades Móveis de Saúde (UMS) aos 15 Municípios que a integram.

 

A cerimónia de entrega das chaves das Unidades Móveis de Saúde aos presidentes dos Municípios que integram a CIM-BSE, decorreu no Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda pelas 10:30 e contou com a presença da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, do Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales,  do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo na qualidade de Coordenador de Combate ao novo coronavírus na zona Centro, do Presidente da CIM-BSE , Luís Tadeu, a Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno, a Presidente da ARS Centro, Rosa Marques e o Presidente da ULS Guarda, João Barranca.

A sessão iniciou com a intervenção do Presidente da CIM-BSE, Luís Tadeu que referiu “Pretendemos com estas viaturas que hoje entregamos, reforçar o empenhamento e acompanhamento de proximidade das nossas populações, permitindo desta forma reforçar os serviços de saúde e de apoio social com qualidade e com acesso muitas vezes limitado”.

As viaturas visam assegurar uma maior acessibilidade e qualidade na prestação de saúde primária à população dos respetivos Concelhos da CIM-BSE contribuindo para a redução das desigualdades e exclusão social, com o objetivo de proporcionar a estes um melhor acesso à prestação de cuidados de saúde, nomeadamente em termos de cuidados de saúde domiciliários, doença mental e cuidados paliativos.

As Unidades Móveis de Saúde (UMS), constituem um recurso de excelência, permitindo uma melhor intervenção na avaliação da condição de saúde da população, alertando para a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e da adoção de estilos de vida e comportamentos saudáveis.

João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude de do Desporto, na qualidade de Coordenador de Combate ao novo coronavírus na zona Centro adiantou ainda que “As viaturas entregues consubstanciam mais uma ajuda evidente que os Municípios dão de grande proximidade é mais um reforço e elo aos cidadãos”

O Secretário de Estado Adjunto da Saúde, António Lacerda Sales, dirigiu as primeiras palavras à CIM-BSE reconhecendo publicamente “o inestimável contributo que estão a dar ao nosso país sobretudo a esta região, a definição de políticas públicas” referiu ainda “tratar-se de “um reconhecimento justo aos autarcas da região que constituem um exemplo a seguir”.

A execução deste projeto e a sua correta implementação no terreno só é possível através do compromisso da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a Administração Regional de Saúde do Centro, a Unidade local de Saúde e cada um dos Municípios que integram esta Comunidade, que assinaram um protocolo de colaboração para a implementação das Unidades Móveis de Saúde, e um protocolo operacional de utilização destas unidades.

O encerramento da cerimónia teve a intervenção da Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que evidenciou o exemplo de coesão, pela decisão que tomaram em conjunto, num projeto conjunto, com a ARS Centro, a ULS, e com a CCDRC para atingir o objetivo comum.

Salienta que “Coesão também é isto, utilizar os fundos comunitários ao serviço destes projetos”. “A obrigação do Estado é aproximar os serviços do estado às nossas Comunidades e levá-los inclusivamente à sua porta” acrescentou ainda que “Temos soluções hoje nos ajudam a cumprir este objetivo, e uma delas são as Unidades Móveis de Saúde”, “É fundamental uma atuação precoce atempada, reduzindo gradualmente intervenções de emergência”, referiu a Ministra.

A candidatura prevista no pacto da CIM-BSE na PI 9.7 (Investimentos na saúde e nas infraestruturas sociais) feita no âmbito de uma candidatura financiada pelo Programa Operacional Centro 2020, designada “Unidades Móveis de Saúde para o território CIM-BSE”, contou com um investimento de 612.079 euros e uma comparticipação de 85% pelo FEDER (Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional).