O concelho de Seia com 21 freguesias abrange uma área de 435,7Km2, registando uma população de 24 702 habitantes (Censos 2011), que representam aproximadamente 10% população e 7% da área territorial da NUT III Beiras e Serra da Estrela.

O concelho integra-se na vertente ocidental do maciço montanhoso da Serra da Estrela, representando 26% da área do Parque Natural da Serra da Estrela, culminando no seu ponto mais elevado, a Torre.

Da Torre para Sudoeste, correm por vales glaciares as ribeiras de Alvoco e de Loriga. Na Lagoa Comprida começa o percurso das ribeiras da Fervença e Caniça que se unem para formar o rio Alva. Na direção Oeste, a partir do Cabeço de Santo Estevão, correm as ribeiras que formarão o Rio Seia a que se junta a jusante o Rio Cobral que nasce em São Romão formando extensas várzeas onde se pratica a agricultura e a pastorícia. A Norte uma plataforma aplanada com ribeiras várias que desaguam no setor médio do Mondego, onde podemos encontrar o olival, a vinha e a floresta de produção.

É um território de montanhas, vales, planaltos e várzeas que no seu conjunto formam paisagens diversas que permitem que no concelho se produzam produtos de excelência como o Queijo Serra da Estrela ou o Vinho do Dão. Um território onde a neve e a altitude permitiram a instalação da única Estância de Esqui do País, onde as montanhas e os rios permitiram que se instalasse um dos pioneiros e mais interessantes sistemas de produção hidroelétrica do país, o Sistema Hidroelétrico da Cascata do Alva.

As condições naturais estiveram na origem do desenvolvimento de atividades agropecuárias e industriais associadas à produção pecuária e gado ovino/caprino, as pastagens, a carne, o leite, seus derivados e a lã.

A tradição da lã e dos lanifícios que remonta a tempos ancestrais, teve no século passado uma importância crucial na instalação de grandes unidades industriais, que beneficiaram desta tradição e da existência de recursos hídricos indispensáveis ao processo de fabrico.

Atualmente o concelho mantém, além do potencial económico associado à atividade agroindustrial, particularmente na áreas dos lacticínios e importantes unidades empresariais do calçado e do têxtil, desenvolvendo atividades empresariais relevantes no setor dos serviços, em particular no turismo e no serviços de apoios às empresas, bem como na área de prestação de serviços de apoio à população (educação, formação, saúde e apoio social).

Para quem pretende investir em Seia, o concelho dispõe de importantes infraestruturas e equipamentos de apoio ao desenvolvimento de importância regional como seja o CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), o Aeródromo da Serra da Estrela, único com as suas características no espaço sub-regional da CIM BSE, áreas de localização empresarial (Abrunheira e Zona Industrial de Seia) e uma rede escolar e de formação profissional, que inclui um Centro de Formação Profissional (IEFP), uma Escola Superior de Turismo e Hotelaria e um Conservatório de Música.

Ao nível da oferta cultural e turística o concelho destaca-se ainda, além do vasto património natural, pela rede museológica diversificada, museu do Pão, do Brinquedo, da Eletricidade, vários pequenos museus etnográficos, e por uma programação de eventos regulares, como sejam o CINEECO, Aldeia Natal da Cabeça, Festa da Castanha, festivais, concertos, exposições e atividades desportivas, de lazer e ao ar livre.