Manteigas é uma Vila Portuguesa, do Distrito da Guarda, Região Centro e Sub-região da Beira Interior Norte. A zona urbana da Vila inclui duas Freguesias (Santa Maria e São Pedro). Para além destas, o Concelho é composto por mais duas Freguesias (Sameiro e Vale de Amoreira). Rodeada por grandiosas paisagens, a Vila de Manteigas fica em plena cadeia montanhosa da Serra da Estrela, a mais elevada em Portugal Continental.

O Município Manteigas é limitado a noroeste por Gouveia, a leste pela Guarda, a sueste pela Covilhã e a oeste por Seia.

A Vila de Manteigas está localizada em pleno Vale Glaciar do Zêzere, que com a sua forma perfeita em ‘U’ é um dos melhores exemplos da modelação da paisagem pelos glaciares. A zona fica também frequentemente coberta de neve no inverno.

História

Ignora-se o nome que davam à vila de Manteigas, e por quem teria sido fundada visto que nenhum monumento há de que se possa tirar fio condutor nesse sentido. Diz a tradição que Júlio César passou por aqui, cinquenta anos a.C., à frente dos seus soldados.

A origem dos foros e privilégios, usos e costumes da vila de Manteigas, cuja denominação de aldeia se encontra em muitos documentos do séc. XII e seguintes, são idênticos aos de muitas outras terras circunvizinhas que assentaram raízes em volta da faldas da serra conhecida naquelas recuadas épocas por Monte Hermeni, hoje denominada Serra da Estrela.

No ano de 1188, D. Sancho I deu o primeiro foral à vila de Manteigas e D. Manuel I concedeu-lhe novo Foral a 4 de março de 1514 em Lisboa, este além do interesse que tem como documento comprovativo da autonomia da vila na época, assume grande significado por nele se achar a referência mais antiga e segura ao foral que D. Sancho I concedeu a Manteigas.

Das quatro Freguesias que constituem o Concelho, sabe-se que a Freguesia de Santa Maria e São Pedro se terão formado entre as datas de 1336 e 1338.

A Freguesia de Sameiro que pertenceu ao Concelho da Covilhã e ao extinto Concelho de Valhelhas, só em 1835 foi adstrita ao Concelho de Manteigas.

O Concelho de Manteigas, extinto a 26 de junho de 1896 e anexado ao da Guarda, veio a ser restaurado em 13 de janeiro de 1898.

A Freguesia de Vale de Amoreira passou a integrar o Concelho a partir do dia 1 de janeiro de 2002, ao abrigo da Lei N.º 29/2001 de 12 de julho.

Geografia

O Concelho de Manteigas está integrado na vasta área da Cordilheira Central e especificamente na Beira Interior Norte, em pleno Coração da Serra da Estrela, totalmente incluído no Parque Natural da Serra da Estrela.

É o Concelho mais pequeno do Distrito da Guarda, com uma área de 12.659 hectares (Sameiro – 2.104; Santa Maria – 2.554; São Pedro – 6.301 e Vale de Amoreira – 1.700), delimitado pelos Concelhos da Guarda, Covilhã, Gouveia e Seia.

Por si só, constitui uma zona privilegiada dadas as condições naturais, ecológicas e paisagísticas que deslumbram os naturais e visitantes.

Manteigas, apresenta sob o ponto de vista morfológico três unidades distintas que compreendem a área planáltica, o Vale do Rio Zêzere e as zonas xistosas do nordeste. Grande parte do território Concelhio é ocupado por matas e “incultos”, e nas zonas florestadas predomina entre outras o pinheiro bravo, o castanheiro e o pseudotesuga.

População

Relativamente à população, e de acordo com o Instituto Nacional de Estatística, designadamente os Censos 2011, o Concelho de Manteigas tem uma população de 3.430 habitantes, 1.391 famílias, 2.603 alojamentos familiares 18 alojamentos coletivos e 2.236 edifícios.

A População por Freguesia, apresenta a seguinte distribuição: Sameiro – 343 habitantes; Santa Maria – 1.418 habitantes; São Pedro – 1.446 habitantes e Vale de Amoreira – 223 habitantes.

Elemento Representante do Município no Conselho Intermunicipal

Dr. José Manuel Custódia Biscaia

Elemento Representante do Município na Assembleia Intermunicipal

Albino Saraiva Cardoso

Dr. Nuno Soares

Eng. António Manuel Lemos Santos (suplente)