Sessões sobre Estratégia de Adaptação às Alterações Climáticas na CIMBSE


A Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) promove duas sessões de stakeholders sobre “Estratégias de adaptação às alterações Climáticas”, uma está marcada para dia 29 de maio, no Instituto Politécnico da Guarda, na Guarda, e a outra, para dia 5 de junho, na Universidade da Beira Interior, na Covilhã.

O programa começa às 9h30 e pretende apresentar o projeto e os grupos de trabalho; fazer uma análise, seguindo-se uma seleção e priorização das medidas e, por fim, um debate sobre as conclusões e medidas a serem tomadas no imediato.

As Estratégias de Adaptação às Alterações Climáticas (EAAC) da Região das Beiras e Serra da Estrela encontram-se estruturadas sob quatro objetivos principais, nomeadamente, Informar; Reduzir a vulnerabilidade e aumentar a capacidade de resposta; Participar, sensibilizar e divulgar, e ainda, Cooperar a nível Internacional.

A região das Beiras e Serra da Estrela regista altas temperaturas e baixa precipitação durante os meses de Verão, sendo particularmente vulnerável à escassez de água. Nesse sentido, a região pretende melhorar a sua resposta a esta e outras preocupações, sendo uma das apostas a melhoria do ambiente, garantindo atratividade e sustentabilidade.

A região está igualmente atenta às questões relacionadas com as alterações da biodiversidade, no património ambiental e natural, que facilita o aumento da ocorrência de incêndios com consequência potencialmente graves e em diversos setores. Neste sentido, no âmbito do desenvolvimento EAAC-BSE é importante compreender melhor quais as principais causas climáticas, atuais e futuras.

A adaptação às alterações climáticas é um desafio transversal, que requer o envolvimento de todos, numa abordagem integrada.

Este evento está ainda integrado na iniciativa “Energy Days”, promovida pela União Europeia, e visa promover, discutir e celebrar a eficiência energética e as energias renováveis.