Programa Turístico – Cultura em Rede 2019 – Seia
Seia – 18 e 19 de julho
Dia 18
Visita ao Centro Interpretativo de Seia e seu Centro Histórico
Sediado na emblemática Casa Solar dos Botelhos, património classificado, um edifício do estilo Manuelino do século XVI. É o local ideal para conhecer a história de Seia e do seu Centro Histórico e o ponto de partida para uma visita à cidade. Na visita ao Centro Histórico:
Visita à Igreja da Misericórdia
A primitiva igreja que data de 1571 possuía a roda dos expostos. Com as remodelações sofridas no início do século XIX, este espaço carateriza-se por uma planta retangular composta por igreja longitudinal com nave, presbitério e capela-mor mais estreita, com sacristia e corpo da casa do despacho adossados ao lado direito, com torre quadrangular no oposto, de volumes articulados e coberturas diferenciadas em telhados de duas (igreja) e três águas (na casa do despacho), tendo coruchéu bolboso na torre sineira. Ao lado desta Igreja situa-se o espaço museológico Santa Casa da Misericórdia, que pretende representar o carácter religioso, litúrgico e etnográfico da Instituição.
Visita à Capela de S. Pedro | Monumento Nacional
Ex-libris da cidade de Seia, prova a sua existência desde a ocupação Almóada, em que esta capela era uma simples Mesquita. Os azulejos do altar-mor patenteiam este período. Mais tarde com a reconquista cristã foi adaptada a capela, dedicada a São Pedro. O estilo é românico caraterizado pela sobriedade e robustez do granito. Em 1542 foi-lhe acrescentada uma abóbada de berço e portal de estilo manuelino.
Visita ao Museu do Brinquedo | Solar de Santa Rita
O museu do Brinquedo, com cerca de dez mil brinquedos em exposição permanente, de Portugal e do mundo, apela à fantasia das crianças e desperta nos mais idosos um “regresso” aos seus tempos de infância. O Museu dedica um espaço aos brinquedos tradicionais portugueses, feitos de papel, de barro, de madeira, de canas ou de cortiça, são testemunhos da brincadeira e do lazer, elementos da identidade cultural de Portugal
Almoço
Visita ao Museu do Pão
Situado em Seia, em plena Serra da Estrela, o Museu do Pão é um complexo museológico onde é possível fazer uma pequena viagem ao maravilhoso mundo do Pão.
Visita ao CISE – Centro de Interpretação da Serra da estrela
É o local privilegiado na descoberta da maior cadeia montanhosa de Portugal Continental, onde é possível conhecer o seu património natural e cultural. Na exposição permanente é possível viajar por toda a serra, com acesso às novas tecnologias e à realidade virtual. Promove, ainda, atividades de animação ambiental (percursos pedestres, saídas temáticas para observações de fauna, flora e cogumelos, passeios fotográficos e workshops diversos).
Espetáculo Cultura em Rede – Sintomias Serranas | 22h00
Sintonias Serranas é um projeto comunitário de Música, realizado em parceria com a Coruja do Mato, no qual participarão residentes dos concelhos da Manteigas, Seia Fornos de Algodres, Celorico da Beira, Gouveia
Local: Largo do Município
Dia 19
No trilho das Aldeias de Montanha e Praias Fluviais
Seja o motivo a visita às Aldeias de Montanha ou às praias fluviais vai encontrar paisagens naturais surpreendentes.
Passagem pela Aldeia de Lapa dos Dinheiros
O nome da Aldeia advém de uma lenda baseada em D. Dinis e uma caçada que terá feito naquela região. Junto à ribeira da Caniça, afluente do rio Alva, sobressai a praia fluvial desta aldeia.
Aldeia de Valezim
O património histórico da aldeia é rico e diversificado, incluindo belos exemplos de arquitetura religiosa, civil e vernácula em granito. No sector inferior do vale, encontra-se um conjunto de minas de estanho e volfrâmio em galeria.
Praia Fluvial de Loriga
Esta praia, considerada uma das melhores praias fluviais de Portugal é um santuário para os amantes da natureza, do ambiente, da calma e da serenidade, onde ainda são visíveis os vestígios deixados pelo glaciar que abriu o Vale de Loriga.
Possui balneários, wc, bar, parque de merendas, parque infantil, posto de turismo nas mediações.
Aguardamos a sua visita!