Programa Turístico
Cultura em Rede 2019
Fim-de-semana em
Covilhã 2, 3 e 4 de agosto
Dia 2
Comédia Numa Noite de Verão | 21h30
Em parceria com Nuno Amaral Jerónimo, a Câmara Municipal da Covilhã organiza um conjunto de eventos em esplanadas da cidade abertos a toda a comunidade. Estes têm o objetivo de proporcionar momentos hilariantes e de descontração nas noites de verão da Covilhã. Neste dia realiza-se no Balcão Bar o evento Humor na Literatura com Gabriel Magalhães, João Carlos Correia e Nuno Amaral Jerónimo.
Ou em alternativa
Cinema ao Ar Livre | 21h30
Dinamizado pela Fundação Inatel em conjunto com a Câmara Municipal da Covilhã, realiza-se neste dia a última de nove exibições de filmes em diversos jardins no município da Covilhã. Assim, a partir das 21h30 será exibido o Diário da Nossa Paixão no Jardim da ASTA na Covilhã.
Dia 3
Visita a pé pelo Centro Histórico
Como a Covilhã é um museu a céu aberto, fazer um passeio a pé pela arte urbana da cidade. Descobrir paredes que contam histórias. As intervenções situam-se maioritariamente na zona histórica da cidade, tendo sido uma iniciativa para dinamizar zonas degradadas e promover espaços esquecidos. O WOOL – Festival de Arte Urbana da Covilhã, iniciado em 2001 foi o primeiro evento destas características no interior do País e conta neste momento com 26 intervenções de artistas nacionais e internacionais. Aproveite também para conhecer a Igreja de Santa Maria e os seus magníficos azulejos.
Almoço na Covilhã
Visita Galeria António Lopes – Exposição Temporária
Situada na antiga casa dos Magistrados, esta casa de arquitetura pombalina foi construída na segunda metade do século XVIIII, com o propósito de albergar os Juízes de fora designados por Ministros territoriais. Mais tarde, na década de 70 do século XX, instalou-se aqui o Registo Predial. Hoje alberga uma galeria que presta homenagem a António Lopes, pessoa que deixou a sua marca em várias igrejas da Beira. Pintou o teto da Igreja de Santa Maria, o teto da Junta Provincial da Beira Baixa, a Igreja da Misericórdia. A exposição temporária vigente neste dia da autoria de Fábio Brito apelida-se Frações de Apuros.
Visita New Hand Lab
O New Hand Lab é um espaço que promove a criatividade, a inovação e o empreendedorismo através da concretização de ideias, produtos e iniciativas. Pretende assumir-se como um espaço de promoção e divulgação dos recursos endógenos mais criativos e impulsionar a Covilhã e a Beira Interior no país e no mundo. A fábrica António Estrela erigida sobre uma fábrica dos séc. XVII, em 1904 recebe um galardão que muito honra e distingue esta fábrica e porque não dizer a própria cidade, que deu o seu reconhecimento além-fronteiras, neste caso do outro lado do Atlântico, na Exposição Universal em St. Luiz, E.U.A. Ao longo dos anos esta fábrica foi sendo reconhecida, mas para não sermos exaustivos, mais contemporaneamente Júlio Afonso recebe o galardão de “Brillant Pen 1976”, atribuído pela Men’s Fashion Writers International, cujo principal traço profissional era o domínio das matérias-primas elaborado e associado a uma criatividade reconhecida pelo próprio mercado pelos seus pares.
Visita a um dos miradouros
Aproveite o final do dia e visite um dos vários miradouros existentes. Fazemos a sugestão para conhecer o Miradouro Portas do Sol e aprecie a beleza do pôr-do-sol sobre a cidade da Covilhã e as suas terras envolventes.
Verão no Centro Histórico – 21h30
O evento Verão no Centro Histórico é composto por três eventos que pretendem animar esta noite da Covilhã.
Capela do Calvário, com a atriz Joana Poejo a conduzir os participantes numa visita guiada encenada para dar a conhecer as histórias e estórias do património histórico desta zona da cidade. A visita conta com a participação das Adufeiras da Casa do Povo do Paul.
Espetáculo Cultura em Rede – A mão, o Animal, o Mistério | 22h00
SABOR DE TERRA é um projeto comunitário de DANÇA e MOVIMENTO, realizado com a produção da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã e criação dos DEMO no qual participarão residentes dos concelhos da Guarda, Sabugal, Fundão, Belmonte e Covilhã.
Concerto de Raquel Ralha & Pedro Renato, uma das melhores vozes nacionais e um dos mais respeitados compositores do panorama musical português, respetivamente.
Dia 4
Visita ao Museu de Arte Sacra
Museu com traça arquitetónica do início do séc. XX representa a tradição portuguesa da época.
Com uma área de exposição de 850m2 é possível encontrar coleções de pintura, escultura, metais, ourivesaria e paramentaria. No seu espolio destacam-se várias peças relacionadas com a história da cidade, como o Relicário do Santo Lenho ou a imagem de Cristo Deposto oferecido no século XVI por João Fernandes Alvares Cabral ao Convento de S. Francisco. De salientar ainda, na exposição, peças singulares como a imagem de Nossa Senhora das Almas ou o Menino Jesus da Cartolinha.
Visita ao Museu de Lanifícios
“Os fios do passado a tecer o futuro” é este o lema que rege o Museu de Lanifícios, também designado por MUSLAN, que de acordo com este princípio defende uma “conservação ativa” do património que tem à sua guarda. Ao visitá-lo pode, através da singularidade, autenticidade e exemplaridade dos testemunhos nele preservados, conhecer melhor uma das mais antigas indústrias: a de lanifícios, que começou por se afirmar como um puro ato de sobrevivência da espécie humana e foi assumindo, ao longo dos tempos, uma crescente qualidade e expressão artística, que tem acompanhado o desenvolvimento das nossas sociedades até ao presente.
Almoço na Covilhã
Visita à Serra da Estrela
Termine este roteiro com a subida ao ponto geográfico mais alto de Portugal Continental, a Torre que se localiza a 1993m de altitude acima do nível do mar. Vá parando durante o caminho e descubra vários dos pontos icónicos da Serra da Estrela, como os diversos miradouros existentes, as Penhas da Saúde e o Vale Glaciar.
Esperamos pela sua visita!