Programa Turístico – Cultura em Rede 2019 – Almeida
Dia 27
Visita a pé à Aldeia Histórica de Almeida
Comece por visitar a sede de município a pé, visitando o espaço intramuralhas. Poderá conhecer neste espaço, locais emblemáticos como as muralhas, os baluartes, as imponentes casas senhoriais, o castelo e o Picadeiro Del Rey.
Passeio de charrete no Picadeiro Del Rey
Originalmente serviu de Trem de Artilharia, onde existiam inúmeras forjas para a manufatura e reparação do equipamento de guerra. Funcionou também como Quartel do Destacamento de Artilharia. O Picadeiro D’el Rey é composto pelas Cavalariças com acomodações para 21 cavalos (17 Baias e 4 Boxes) e respetivas zonas de trabalho.
Almoço em Almeida
Delicie-se com as iguarias ímpares desta região, vai ficar rendido.
Visita ao Museu de História-Militar
Museu, com espaço interativo e multimédia, encontra-se instalado nas antigas Casamatas da Fortificação, no Baluarte de São João de Deus. Das 20 salas subterrâneas ocupa 7 espaços, compostos por um acervo de armaria (réplicas e peças originais) disposto por temas.
Espetáculo Cultura em Rede | Viagens | 21h30
Não perca o evento do festival Cultura em Rede promovido pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela. Um espetáculo de teatro “Viagens”, promovido pela Asta – Teatro e Outras Artes, no Picadeiro Del Rey.
Dia 28
Visita a Castelo Mendo
Aldeia de características predominantemente medievais, constituída por dois núcleos amuralhados, a Cidadela e a Barbacã. A cidadela de formato oval corresponde ao burgo velho, formado após o foral de D. Sancho II. O burgo novo ou Arrabalde de S. Pedro protegido por uma muralha dionisiana, foi no passado guarnecida por oito torres, parcialmente destruídas com o terramoto de 1755.
Visita a Castelo Bom
A aldeia de Castelo Bom foi antiga Vila medieval, incorporada no reino de Portugal em 1297 através do Tratado de Alcanices, durante o reinado de D. Dinis. A sua evolução histórica está profundamente interligada com o processo de formação e consolidação dos limites fronteiriços do território nacional. Destaca-se no núcleo histórico as ruínas do castelo, a igreja matriz e diversas casas solarengas do séc. XVI.
Almoço
Visita a Vilar Formoso – Fronteira da Paz, memorial aos refugiados e ao cônsul Aristides de Sousa Mendes
Este Pólo Museológico que se integra no projeto da Rede das Judiarias de Portugal – Rotas de Sefarad, foi construído a partir de dois armazéns existentes. O espaço expositivo transmite, “quase” fisicamente, a experiência destes refugiados europeus que, durante a IIª Guerra Mundial, tiveram como uma das poucas hipóteses de salvação, a fuga através de Portugal, aqui ficando, até à posterior partida para, maioritariamente, o novo continente – A América.
Visita à Casa do General Wellington na Freineda
Durante as Invasões Francesas, o Quartel General de Lord Wellington, encontrava-se situado nesta pequena aldeia que tinha cerca de 200 pessoas e 50 casas e uma grande igreja. No entanto era tão pequena que era impossível alojar todo o staff do Quartel General, sendo dividos por outras povoações próximas. Lord de Wellington tinha a maior casa da Aldeia com uma grande sala de jantar e um quarto separado. Em frente à casa, uma estátua em sua homenagem e a igreja Matriz de Freineda
Esperamos pela sua visita!