Programa Turístico

Cultura em Rede 2019

Fim-de-semana em

Mêda 9, 10 e 11 de agosto

 

Dia 9

Visita à Feira do Livro

Após o jantar aproveite a noite de verão para passear pela Feira do Livro em Mêda, participe no percurso literário que irá decorrer. Inserida no Feira do Livro estará também presente uma exposição fotográfica “Olhares Lusitanos” da autoria de Miriam de Oliveira Gonçalves.

Dia 10

Visita ao Sítio Arqueológico do Vale do Mouro

Comece o dia por visitar o Sítio do Vale do Mouro, na Coriscada, no concelho de Mêda. Este local tem sido alvo de prospeções arqueológicas desde o ano de 2003. Os primeiros anos de trabalhos centraram-se na zona do Balneário Romano e em 2006 foi descoberto um painel de mosaico policromático, presentemente a ser restaurado em Conímbriga, figurando o Deus Baco junto de uma Ménade, antes nunca encontrado em regiões interiores de Portugal. No último dia de campanha de 2007, fez eco na imprensa nacional e estrangeira uma descoberta de um tesouro monetário com cerca de 4526 moedas. Além do que já foi referido, as escavações permitiram, até então, a descoberta de balneários romanos, um pátio ladrilhado com elementos figurativos, pontas de lança, cerâmica, moedas, elementos de construção, entre outros. Uma vez que o acesso ao local é difícil é desaconselhado o uso do automóvel, assim para se visitar os achados arqueológicos será necessário contactar com antecedência a Associação Centro Sócio-Cultural da Coriscada pelo telemóvel 969 104 512 ou pelo email valemouro@csc-coriscada.pt

Visita à Aldeia Histórica de Marialva

Ao entrar em Marialva, fica-nos a sensação que entramos num cenário histórico, as ruas, ladeadas por edifícios resistentes ao tempo, conduzem-nos à cidadela cercada pelas muralhada em cujas ruínas perdemos a noção do tempo. No interior das muralhas, destacam-se a Praça, solenemente assinalada pelo Pelourinho e pelo edifício da antiga Casa da Câmara, também tribunal e cadeia (séc. XVII); alguns metros mais à frente a torre de menagem e a Igreja de Santiago com o seu magnífico teto pintado e a Capela da Misericórdia, apreciada pelo retábulo em talha, são verdadeiros tesouros construídos dentro do recinto muralhado.

 

Almoço na Mêda

 

Visita ao Centro Histórico de Mêda

Meda é uma bonita cidade serrana localizada a cerca de 670 metros de altitude, numa área de diversidade de paisagens, entre pinhais, montes de rocha granítica, campos de amendoeiras e diversos cursos de água. Há muito para descobrir no centro histórico de Mêda, mas os seguintes monumentos ganham importante destaque, a Igreja Matriz do século XVI, a Torre do Relógio, os Chafarizes da Praça da Igreja e do Parque e o Solar dos Casas Novas, datado do século XVIII. O antigo edifício da cadeia também merece um destaque, uma vez que nos dias de hoje é ocupado pelo Museu Municipal onde se exibem os factos e vestígios históricos da cidade.

 Visita à exposição de Trajes Quinhentistas

Inserida nas comemorações do V Centenário do Foral de Mêda, a sala de exposições da Casa Municipal da Cultura de Mêda, recebe uma exposição de trajes quinhentistas. Nesta exposição poderá admirar “réplicas provenientes do guarda-roupa da extinta Comissão Nacional para a Comemoração dos Descobrimentos Portugueses e, atualmente, pertença do Museu Nacional do Traje”.

Espetáculo Cultura em Rede | Viagens | 22h00

Não perca o evento do festival Cultura em Rede promovido pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela. Um espetáculo de teatro “Viagens”, promovido pela Asta – Teatro e Outras Artes, na Praça da Casa da Cultura.

 

Dia 11

Manhã de descanso nas Termas de Longroiva

As Termas de Longroiva, são uma tranquila e aprazível estância termal de reconhecidas qualidades terapêuticas, proporcionado saúde e bem-estar. Constituem um ótimo lugar para recuperar forças entre uma paisagem bela e variada. Este complexo termal está equipado com piscina, sauna, jacuzzi, banheiras de hidromassagem, entre outros, que tornam as Termas de Longroiva num local de excelência quando pretende o melhor que se faz nas áreas da saúde e bem-estar.

 

Almoço

 

Visita ao centro histórico de Longroiva e ao seu castelo

O Castelo de Longroiva, ergue-se a sul do Rio Côa em posição dominante sobre a vila, constituindo-se como um importante testemunho da arquitetura templária na região. Durante o século XIX, o castelo que já apresentava alguns pontos de degradação, face ao seu abandono, começou a servir como ponto para fornecimento de pedra para construção e o seu interior transformado em cemitério. Além do castelo poderá ainda visitar outros pontos de interesse, como o Jardim de Longroiva, a Igreja Matriz, diversas fontes e cruzeiros, o pelourinho e o Solar dos Marqueses de Reriz.

 

Esperamos pela sua visita!