Programa Turístico
Cultura em Rede 2019
Fim-de-semana em
Fundão 9, 10 e 11 de agosto
Dia 9
De 2 a 11 de agosto realiza-se o Festival Cale & SangriAgosto, festival de rua no Fundão que conta com animação, concertos, atividades circenses, teatro, gastronomia e mostra de produtos regionais. Este festival é promovido entre a Câmara Municipal do Fundão, a Associação Comercial e Industrial do Fundão e a Junta de Freguesia. As atividades deste festival estão centradas na zona antiga e os estabelecimentos comerciais têm horário alargado, dando assim mais vida às principais artérias desta cidade
Espaço Infantil | 19h00-24h00
Orquestra Municipal do Fundão e Fanfarra de Rua | 21h30
Dia 10
Visita à aldeia de Janeiro de Cima
Em Janeiro de Cima visite o património existente como as capelas, a igreja e as ruas de quelha e quelhos que tornam esta aldeia singular. No verão aproveite para descobrir o parque fluvial para se refrescar um pouco. Esta aldeia Integra a rede das Aldeias de Xisto
Casa das Tecedeiras
As ruas da aldeia de Janeiro de Cima escondem segredos como a Casa das Tecedeiras, um espaço onde se reinventa a tradição do linho apostando em peças de design moderno.
Para além da loja, este espaço funciona também como centro interpretativo, onde os visitantes ficam a conhecer o ciclo do linho e podem experimentar um tear antigo.
Almoço em janeiro de Cima
Visita a pé pelo Centro Histórico do Fundão
O percurso deve ter início nos Postos de Turismo do Fundão, onde faremos o acolhimento dos turistas, seguindo depois o circuito de descoberta da cidade pelos seguintes pontos: Casa dos Maias (Posto de Turismo), Rua da Cale, Museu Arqueológio Municipal José Alves Monteiro, Chafariz das Oito Bicas, Capela de São Francisco, Parque e Escola das Tílias, Capela do Calvário, Capela do Espiríto Santo, Igreja Matriz, Igreja da Misericordia, Capela de São Miguel,Casa do Bispo D. Luís de Brito Homem, Casa do Visconde Cândido Albino Pereira e Cunha, Solar Tudela Castilho, Praça Velha, Capela de Santo António, Centro de Interpretação de Moagem do Centeio, Praça do Municipio, Casino Fundanense, Pelourinho e Câmara Municipal (Real Fabrica de Lanificios).
Espetáculo Cultura em Rede – A mão, o Animal, o Mistério | 22h00
SABOR DE TERRA é um projeto comunitário de DANÇA e MOVIMENTO, realizado com a produção da CARB – Cooperativa Artística da Raia Beirã e criação dos DEMO no qual participarão residentes dos concelhos da Guarda, Sabugal, Fundão, Belmonte e Covilhã.
Dia 11
Visita à Aldeia de Castelo Novo
Em plena alma da Serra da Gardunha, numa paisagem em anfiteatro natural, em tons de verde e cinza, descobrimos Castelo Novo, envolto numa aura de misticismo. Aqui, sentimos algo de fascinante, que nos envolve e harmoniza. Tudo nos inspira, tudo nos cativa, desde o som da água que brota das fontes ao granito perpetuado que ergue a aldeia e talha o casario, as calçadas, as praças. Todo um património arquitetónico único. Esta aldeia Integra a rede das Aldeias Históricas de Portugal.
Desfrute da praia fluvial de castelo Novo
Almoço
Visita à Aldeia de Alpedrinha
A simpática Vila de Alpedrinha, fica situada na encosta da Serra da Gardunha, a cerca de 556 metros de altitude, tendo a seus pés toda uma planície de beleza única. Em Alpedrinha são de destacar as muitas casas senhoriais, atestando o valor destas terras ao longo dos séculos, destacando-se também as igrejas Matriz e da Misericórdia (século XVII), as Capelas de São Sebastião, de Santo António, do Espírito Santo, de Santa Catarina, do Menino Deus ou a do Senhor da Oliveira.
As suas ruas típicas, com traçado medieval, de bonitas varandas, casas de cantaria, e recantos floridos, onde impera a paz de espírito, são outro dos importantes patrimónios de Alpedrinha, com orgulho nas suas muitas fontes e chafarizes como o chafariz do Espírito Santo, e o do de D. João V, a Fonte do Leão ou o Chafariz novo.
Visita à Aldeia de Alcongosta
Alcongosta orgulha-se das suas típicas ruas e casario serrano, rodeadas de terras de cultivo, e das suas tradições antigas, tão visíveis no artesanato aqui produzido. Destacam-se a Casa da Guarda, de onde se tem um maravilhoso panorama, a Igreja Matriz, as Capelas de Santa Bárbara, de São Sebastião e a do Espírito Santo, o já referido caminho romano, o agradável Parque de Merendas da Serra, e as muitas oficinas de artesanato que se encontram em toda a freguesia, especializadas nas vergas de souto, e também na feitura de instrumentos musicais artesanais.
Concerto Carolina Deslandes | 22h00
Espetáculo inserido no festival e único que cobra bilhete no valor de oito euros
Esperamos pela sua visita!