Figueira de Castelo Rodrigo marca o arranque da edição 2019 do projeto Cultura em Rede no dia 6 de julho, com o espetáculo de teatro “Viagens”, que tem lugar às 22h00 no Largo Serpa Pinto, com a participação de voluntários do concelho, que participaram em residências artísticas conduzidas por artistas regionais e companhias contratadas.
A Praça D. Dinis, em Trancoso, será o segundo espaço a receber esta peça de teatro no dia 13 de julho, o mesmo dia em que tem lugar o primeiro espetáculo de dança “A mão, o animal e o mistério”, no Castelo de Belmonte.
Inicialmente agendado para o dia 2 de julho, o primeiro espetáculo de música “Sintonias Serranas” terá lugar no dia 18 de julho no Largo do Município, em Seia.
Todos os programas incluem a participação de voluntários locais de todas as idades, que colaboram na animação dos centros históricos e urbanos da região.
Lançado em 2018, o projeto “Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela” consiste em espetáculos de dança, música e teatro em cada um dos 15 municípios que integra a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, a mentora do projeto. O programa inclui ainda uma rota de visitas guiadas encenadas, focadas na cultura e história do território de forma contemplativa e interativa. Todos os espetáculos têm lugar às 22h00, exceto os que se realizam em Pinhel e Almeida, que se iniciam meia hora mais cedo.