Após assinatura do Acordo de Cooperação para Estabelecimento de Espaços de Teletrabalho ou Coworking no Interior do qual são parceiros a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE), a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, declara agora que o quadro comunitário de apoio PT2030 vai disponibilizar 20 milhões de euros para investimento em espaços de teletrabalho nas regiões do interior do país.
Segundo Ana Abrunhosa, no próximo quadro comunitário, o Governo continuará “a dar prioridade” à criação de espaços de teletrabalho, sobretudo nas aldeias dos territórios do interior e da raia, que “hoje não têm tanto aquela característica” de só lá viverem “agricultores, ou pessoas da pastorícia”, mas onde “vivem e trabalham engenheiros informáticos, escritores, ‘designers’ industriais, que convivem com os agricultores, com os pastores”.
A Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho e Coworking, foi criada pelas áreas governativas da Coesão Territorial e do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, integra o Programa de Estabilização Económica e Social (PEES). Contribui para a fixação e atração de pessoas e empresas, diminui a necessidade de deslocações e a consequente pegada carbónica, e melhora a qualidade de vida das populações do Interior, promovendo a conciliação entre vida profissional e familiar. Está ainda alinhada com os objetivos do Programa de Valorização do Interior.
A Ministra da Coesão Territorial, inaugurou na passada quarta-feira na Aldeia de Montanha o Espaço Cooperativa ‘Cowork’ de Videmonte, que funciona na antiga casa abrigo do Parque Natural da Serra da Estrela. Ana Abrunhosa referiu ainda que o conceito das Aldeias de Montanha é um dos exemplos “daquilo que de bom se faz pelos territórios do interior” para “voltar a dar vida” às povoações.
Na sexta-feira foi inaugurado um espaço idêntico em Lapa dos Dinheiros (Seia) e, no próximo mês, um outro em Alpedrinha (Fundão).
Prevê-se até 2022 a criação de espaços de Teletrabalho e Coworking em todos os Municípios da região das Beiras e Serra da Estrela.