A Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) e o Centro de Estudos Ibéricos promovem a 2ª edição do Concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro”, iniciativa que visa estimular a reflexão dos jovens estudantes sobre os recursos e as dinâmicas territoriais, levando-os a refletir sobre as perspetivas que se abrem para o futuro coletivo da região.
O Concurso “Fronteiras da Esperança: Minha Terra, Meu Futuro” visa suscitar a investigação e a reinterpretação das potencialidades e dos recursos do território para estimular o debate donde possam emergir novas propostas e perspetivas de desenvolvimento em torno de temas como (i)Leituras e (re)interpretações do território; (ii) Escrita, literatura e território;(iii) Arte e território.
Destinado a estudantes dos estabelecimentos de ensino básico e secundário, de escolas do ensino público, privado ou cooperativo da CIM Beiras e Serra da Estrela, o concurso contempla vários apoios à participação e prémios.
A primeira edição do Concurso, que contou com 62 trabalhos submetidos, teve a participação de mais de 100 alunos de 12 escolas da região da CIMBSE. Os trabalhos premiados, que foram apreciados por um Júri constituído por representantes do CEI, da CIMBSE, da Câmara Municipal da Guarda, da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico da Guarda, podem ser consultados em: http://www.cei.pt/premiados-2020/
Esta iniciativa insere-se no Programa de Combate ao Abandono Escolar Beiras e Serra da Estrela e é financiada pelo Centro 2020.
Regulamento e condições de participação em http://www.cei.pt/cms/fronteiras-da-esperanca-minha-terra-meu-futuro/