A Comunidade das Beiras e Serra da Estrela (CIMBSE) em parceria com a Rede Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (RIBBSE), promoveram hoje (19 de abril) a apresentação pública do projeto “A raposa fabulosa” que teve lugar no Teatro Municipal da Guarda, pelas 16horas.
Este projeto de valorização do território das Beiras e Serra da Estrela assenta na criação e edição de uma obra infantojuvenil, desdobrando-se em inúmeras atividades de promoção literária como oficinas de ilustração, horas do conto, sessões de apresentação, workshop de escrita criativa, roteiro-digital e vídeo-livro.
Segundo Cristina Caetano sub-coordenadora da RIBBSE, esta é uma rede para todos e com todos com ligação profunda ao território”, sendo uma “estratégia local para o mundo”, que deve contribuir para a “formação de leitores envolvendo toda a Comunidade das Beiras e Serra da Estrela”.
Pedro Soromenho, escritor, realça que a beleza deste projeto é o que nasce deste livro percorrendo os 15 concelhos que compõem a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Tem como pilar a valorização do património assente nas premissas da educação ambiental, literacia e inclusão social.
O Secretário Executivo da CIM-BSE, António Miraldes, salienta a importância deste projeto por se enquadrar na Candidatura do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar apresentada pela CIM-BSE, realçando que “não serve apenas para combater o insucesso escolar, mas sim para fomentar o sucesso escolar”.