Programa Turístico – Cultura em Rede 2019 – Trancoso

Fim-de-semana em Trancoso 12, 13 e 14 de julho

 

Dia 12 de Julho

Como os dias são longos, se tiver oportunidade antes ou depois do jantar aproveite para caminhar e descobrir o Parque Municipal de Trancoso.

 

Dia 13 de julho

Visita à vila de Moreira de Rei

Muito próximo de Trancoso eleva-se a vila de Moreira de Rei, onde poderá apreciar o riquíssimo património existente, do qual se destaca o Pelourinho Manuelino, a Igreja de Santa Marinha e as sepulturas escavadas no granito. Termine a visita à vila no ponto mais alto da mesma, as ruínas do antigo castelo de Moreira de Rei.

Almoço em Trancoso

Visita guiada ao centro histórico de Trancoso

Trancoso integra a rede das Aldeias Históricas de Portugal. É uma Vila localizada a mais de 800 metros de altitude, composta por um núcleo de origem medieval. Encontra-se dentro de muralhas, onde existe uma cidadela do século XIII, conhecida por Castelo dos Templários.

Aconselha-se a passagem pelo Convento dos Frades/ ou Convento de São Francisico. Daqui ficamos de frente para as Portas D’el Rei, passando pela Rua da Corredoura, encontrando a Praça do Município, estátua do Bandarra. Seguindo pela Rua da Corredoura, vamos à Praça D. Dinis, onde pode encontra-se a Igreja da Misericórdia, Igreja de São Pedro, Pelourinho. Nas imediações temos a Igreja de São Pedro e o edifício das Antigas Casas da Câmara, seguido, para a Casa do Gato Preto. Direção ao Castelo, visita ao castelo e muralhas pelos corredores de ronda.

Aproveite a hora do lanche para conhecer e deliciar-se com as famosas Sardinhas Doces de Trancoso, uma iguaria nomeada para as 7 Maravilhas Doces de Portugal.

Espetáculo Cultura em Rede –  Viagens |22h00

Não perca o primeiro evento do festival Cultura em Rede promovido pela Comunidade Intermunicipal Beiras e Serra da Estrela. Um espetáculo de teatro “Viagens”, promovido pela Asta – Teatro e Outras Artes, na Praça D. Dinis.

 

Dia 14 de Julho

Visita à Casa Bandarra

A Casa do Bandarra é um Centro de Interpretação, neste espaço onde se pretende dar a conhecer quem foi Gonçalo Anes, o Bandarra, Profeta e Sapateiro.

Visita ao Centro de Interpretação Isaac Cardoso

Inaugurado em outubro de 2012, no sei da antiga judiaria de Trancoso. O seu nome homenageia o médico judeu que nasceu na localidade no início do século XVII e tem como missão preservar o legado judaico da região. O centro integra salas de exposições, um memorial das vítimas da Inquisição e uma Sinagoga denominada Beit Mayim Hayim – Casa das Águas Vivas.

 Visita ao Campo Militar da Batalha de Trancoso

Situado a 2 km do Centro Histórico, junto à ermida de São Marcos, corresponde ao espaço onde, a 29 de Maio de 1385, teve lugar a Batalha de Trancoso. Este confronto, que culminou com a vitória do exército liderado por Gonçalo Vasques Coutinho, alcaide de Trancoso, sobre o poderoso exército castelhano, constitui um dos episódios mais gloriosos e marcantes da História de Portugal, não só pela vitória alcançada, mas também pelo significado militar, político e simbólico que a mesma adquiriu no contexto da afirmação da Independência do Reino.

Almoço

Visita ao Museu do Azeite

Na aldeia de Freches foi recuperado um antigo lagar de azeite que se tornou num espaço museológico que enaltece a antiga tradição da produção de azeite, bastante comum neste território.

 

Esperamos pela sua visita!