Beiras e Serra da Estrela inaugura sistema de videovigilância para deteção de incêndios rurais


O Sistema de Acompanhamento Remoto e Apoio à Decisão Operacional (SARADO), foi inaugurado no dia 24 de julho, no Comando Distrital de Operações de Socorro da Guarda (CDOS) e contou com a presença do Ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita.

Eduardo Cabrita presidiu à cerimónia de inauguração do projeto, onde foi possível assistir a uma demonstração do sistema na sala de operações onde está instalada a estação de trabalho que monitoriza as imagens recolhidas.

O SARADO está já em funcionamento e consiste em 17 torres com câmaras de vigilância, que cobrem a quase totalidade do território abrangido pelos 15 municípios que constituem a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. Estas estão ligadas a dois centros de gestão e controlo localizados na Guarda e em Castelo Branco.

O projeto foi lançado em 2018 pela Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) e assenta numa candidatura com um orçamento superior a 900 mil euros, apoiado por fundos da União Europeia. O sistema começou a ser instalado ainda no final do ano de 2018 e tem já em funcionamento 15 destas torres, estando prevista a instalação de mais duas torres ainda no decorrer deste verão.